Notícias

Sovi, o gavião de chumbo

Seu nome científico é Ictinia plumbea, onde plumbea significa "chumbo", não porque ele seja pesado, mas em referência à sua cor cinza.

Rafael Ferreira·
21 de novembro de 2013·10 anos atrás

Durante a
Durante a

A ave Ictinia plumbea, popularmente conhecida como gavião-pomba,gavião-papa-formigas,gavião-sauveiroesovi é um gavião da família dos acipitrídeos. Espécie bem comum no Brasil, ganha seus apelidos por conta de sua dieta: 95% da sua alimentação consiste de insetos.

O gavião sovi habita as bordas de florestas, capoeiras altas e florestas de galeria desde o México até a Bolívia, Brasil, Paraguai e Argentina. Nas regiões do Pantanal, Sul e Sudeste do Brasil, as populações têm hábitos migratórios que as levam para o norte, em abril, de onde retornam em agosto. Nas idas e vindas, fazem contato com uma população residente na Amazônia.

Durante o dia, ele pode ser avistado em voos solitários, aos pares, ou em bandos, inclusive misturado a outras espécies de gaviões, sobrevoando áreas de queimadas para caçar. Não é raro vê-lo compartilhar os céus com urubus-de-cabeça-vermelha,urubus-comuns e com gaviões-tesoura. Este comportamento, entretanto, não ocorre quando ele está dentro do seu próprio território. Nesse caso, é agressivo contra aves intrusas que se aproximam do seu ninho.

Pequeno, possui aproximadamente 34 a 37 cm de comprimento. Os machos pesam cerca de 190 a 267g, enquanto as fêmeas de 232 a 280g. As asas são estreias e compridas. A cabeça e partes inferiores do corpo são de cor cinza-ardósia; as penas das costas e asas são de um cinza mais escuro. A face inferior das penas primárias possui coloração castanha-avermelhada, vísivel quando ele alça voo.

OI. plumbea é um gavião insetívoro. Em suas revoadas captura libélulas, formigas, besouros, cigarras, caramujos e outros invertebrados. Agarra-os com os pés e os devora em pleno voo. Captura também pequenas presas, lagartos e, aves, nas copas das árvores e, no chão, cobras.

A espécie se reproduz no Pantanal, no Sul e Sudeste e na Amazônia. Constroem ninhos pequenos com ramos e galhos de árvores, que podem ser reutilizados várias vezes. A fêmea coloca geralmente de 1 a 2 ovos. A incubação do ovo dura entre 30 a 32 dias e, assim como a construção do ninho, conta com a participação de ambos os pais.

O gavião sovi é bem distribuído nas suas áreas de ocorrência. Seu tamanho médio e populações parecem estáveis e ele não é considerado uma espécie em risco. Para IUCN, o I. plumbea é classifcado como espécie de risco de extinção Pouco Preocupante.

 

 

Leia também
Caranguejo-Amarelo em Alerta
“Uma verdadeira jararaca”
O Morcego-Vampiro

 

 

 

Leia também

Notícias
29 de fevereiro de 2024

Queimadas na Amazônia atingem número recorde em fevereiro

Puxado por Roraima, número de focos de calor registrados pelo INPE no mês é o maior em 25 anos de medições

Reportagens
29 de fevereiro de 2024

No quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais, a descoberta de uma árvore é também esperança

Embora tenha caído a taxa de desmatamento na região no último ano, se acende um alerta para a fiscalização da extração de minérios, próxima da região

Salada Verde
29 de fevereiro de 2024

Oportunidade | betano abre vaga para estágio em marketing

Estudantes a partir do 5º período que se interessem pela temática ambiental podem se inscrever entre 1 e 10 de março. Vaga é para o Rio de Janeiro

Mais de betano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.