Notícias

A beleza da Caatinga vista do espaço

Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, selecionamos algumas lindas imagens de satélite deste bioma exclusivamente brasileiro.

Paulo André Vieira·
28 de abril de 2013·11 anos atrás

No dia 28 de abril é comemorado o Dia Nacional da Caatinga, uma homenagem ao único bioma exclusivamente brasileiro. Ocupando aproximadamente 10% do território nacional, é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. Seu nome, do tupi mata branca, vem da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez, e foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas. A fauna possui baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas.

Veja abaixo imagens retiradas do Google Earth que mostram algumas áreas de conservação do bioma Caatinga. São lindas imagens que mostram o que podemos perder se não preservarmos esta jóia de nosso país. Clique nas fotos para ampliar.


Área de Relevante Interesse Ecológico Vale dos Dinossauros, Paraíba – Um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos espalhadas por toda bacia sedimentar do Rio do Peixe.


Floresta Nacional de Sobral, Ceará – Com uma área de 598 hectares, surgiu como Horto Florestal de Sobral em 1947 e foi transformada em unidade de conservação nacional em 2001. Seu objetivo é proporcionar a conservação e utilização sustentável dos recursos nacionais da Caatinga.


Parque Nacional de Ubajara, Ceará – Criado em 1959 para preservar a famosa Gruta de Ubajara, uma das maiores do Brasil, repleta de formações rochosas esculpidas pela água que escorre das paredes há milhões de anos. Outra atração é um passeio de teleférico. O bondinho suspenso por cabos de aço leva os visitantes ao alto do mirante, de onde se pode apreciar uma das paisagens mais bonitas da caatinga.


Parque Nacional da Furna Feia – Criado em junho de 2012, é o primeiro parque nacional do estado do Rio Grande do Norte. Com 8,4 mil hectares e 213 cavernas em seu interior, a já nasceu sob a pressão de atividades econômicas que se expandem na região, principalmente a mineração de calcário, insumo que abastece indústrias de diferentes setores, como a de cimento.


Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco – Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6 000 anos. Formado por montanhas de topo suave, acredita-se que o nome Catimbau provenha de “morro que perdeu a ponta”.


Parque Nacional da Serra das Confusões, Piauí – Com uma área de 823.837 ha, é o maior parque do Piauí e da região nordeste do Brasil. Possui inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de grande valor histórico, científico e cultural. Ela é assim denominada por mudar de configuração de acordo com a iluminação do dia.


Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí – É a área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Pesquisas realizadas no parque resultaram no registro de 33 espécies de mamíferos não-voadores, incluindo o Mocó, único mamífero endêmico da Caatinga.


Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí – Criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, interpretação ambiental, turismo ecológico e recreação em contato com a natureza. Na vegetação das manchas de caatinga encontram-se juazeiros, juremas, aroeiras e cactos, como o xique-xique e a coroa-de-frade.

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em betano desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
13 de agosto de 2012

As maravilhas naturais do Brasil vistas do espaço

O Brasil é palco de várias maravilhas naturais que merecem ser apreciadas e protegidas. Fotografadas por um satélite revelam toda sua beleza.

Notícias
14 de janeiro de 2013

O Brasil visto pelos satélites da Nasa

Veja fotos incríveis do Brasil, como a Serra da Cangalha, a cratera causada pelo impacto de um meteoro mais bem conservada do Brasil.

Notícias
21 de janeiro de 2013

Nossos parques nacionais vistos do espaço

Os parques nacionais são a mais popular e antiga categoria de Unidades de Conservação no Brasil. Veja mapas interativos de alguns dos mais importantes.

Mais de betano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.