Notícias

Um passeio virtual pelas Ilhas Galápagos

Conheça um pouquinho das Ilhas Galápagos sem sair de casa através de fotos em 360 graus disponíveis no Google Maps.

Paulo André Vieira·
16 de dezembro de 2013·10 anos atrás

As Ilhas Galápagos e suas águas circundantes formam uma província do Equador, um parque nacional e uma reserva biológica marinha. As ilhas são famosos por seu grande número de espécies endêmicas e foram estudadas por Charles Darwin durante a viagem do Beagle. Suas observações e coletas contribuiu para a criação da teoria da evolução de Darwin pela seleção natural.

As versões mais novas do sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, permitem que qualquer pessoa utilize seu smartphone para capturar imagens em 360º e compartilhe com o resto do mundo. Segundo o Google, “as fotos comuns mostram apenas um ponto de vista enquanto as photo spheres englobam outros para que se olhe livremente para cima, para baixo e ao redor, de modo a explorar toda a cena”. As fotos abaixo estão disponíveis em uma nova galeria do Google Maps chamada Views, onde estas e muitas outras imagens incríveis podem ser vistas.

Aprecie as imagens abaixo e sinta o gostinho de como é visitar as Ilhas Galápagos. Mas não se esqueça, se tiver a oportunidade de conhecê-las pessoalmente, nao pense duas vezes.

 

Leões-marinhos de Galápagos(Zalophus wollebaeki) brincam nas águas ao redor da Ilha de Champion.São uma espécie deleão-marinhoque se reproduzexclusivamente nasIlhas Galápagose,em menor número,naIlhade laPlata, no Equador.

Patolas-de-pés-azuis(Sula nebouxii) na IlhadeSeymour Norte. São aves marinhas com pés de uma tonalidade azul brilhante. Os machosexibem seuspésem umelaboradoritual de acasalamento, levantandoum e depois ooutropara cima, enquantose exibem para a fêmea.

Atartaruga-gigante-de-galápagos(Chelonoidis nigra)é a maiorespécie viva detartaruga.Algumas destastartarugasvivemnoGalapaguera,um centro de criaçãoqueajuda a restaurara população detartarugas dailha,seriamenteameaçadas porespécies invasoras.

O vulcãoSierra Negraé consideradoo mais antigo dosvulcões na Ilha deIsabela.É umdos mais ativosdos vulcõesde Galápagoscoma maisrecente erupção tendo ocorrido em outubro de 2005.

Iguanas marinhas(Amblyrhynchus cristatus)são encontradasapenas nasilhas Galápagos.Eles têm a capacidadeúnica de viver ese alimentar emambientes marinhos.As Iguanas marinhaspodemmergulharmais de 9metrosde profundidade.Elasvivem principalmenteem costões rochosos, como estenosHumedales,mas também pode servisto empântanose praiasde mangue.

AEstação de PesquisaCharlesDarwin, em Puerto Ayora na Ilha de Santa Cruz, tem uma fantástica coleçãode vertebrados.Das285espécies registradasem Galápagos, esta coleçãoconta com 138espécies.A coleção incluimais de 1.600espécimes, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios epeixes.



 

Leia também
Um mergulho virtual pelos recifes de corais
Faça as trilhas do Grand Canyon sem sair de casa
Galápagos: símbolo de abundância e harmonia
Sentindo-se Darwin
Um passeio virtual pelas montanhas do planeta
Um passeio virtual pela Antártica
Um passeio virtual pelo Rio Negro

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em betano desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
23 de fevereiro de 2024

Justiça Federal impõe mais de R$ 316 milhões em indenizações por desmatamento ilegal

Infrações ambientais foram identificadas pelo MPF por meio do Amazônia Protege, projeto que utiliza monitoramento por satélite para responsabilizar os atores dos desmatamentos ilegais

Notícias
23 de fevereiro de 2024

MPF no Acre arquiva denúncia da CPI das ONGs contra servidores do ICMBio

Servidores do órgão foram acusados de abusos contra moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre; para procurador, acusações são “genéricas e sem fato concreto”

Notícias
23 de fevereiro de 2024

Antas “avisam” pesquisadores sobre contaminação humana por agrotóxicos no MS

Além de agrotóxicos como glifosato, moradores do sudeste do estado também apresentaram altos índices de metais no corpo. Antas atuaram como sentinelas

Mais de betano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.