Notícias

As montanhas mais altas vistas do espaço

Escalar as montanhas mais altas de cada continente é um feito incrível. Veja fotos de satélite dessas sete montanhas.

Paulo André Vieira·
1 de dezembro de 2013·10 anos atrás

Entre os sonhos dos montanhista está escalar os pontos culminantes de cada um dos continente. O empresário americano Richard Bass foi o primeiro a conceber este desafio, e ao alcançar o topo do Monte Everest em 1985 tornou-se a primeira pessoa a completá-lo. Além do ponto culminante da Ásia, escalou também o Aconcágua, na América do Sul, o Kilimanjaro, na África, o Elbrus, na Europa, o McKinley, na América do Norte, o Maciço Vinson, na Antártica, e Kosciuszko, na Oceania.

A escalada do Monte Kosciuszko provou-se controversa para seu feito, pois considerou apenas a Austrália como continente, deixando de fora qualquer outra montanha da Oceania. Reinhold Messner , considerado o maior montanhista de todos os tempos, contestou a lista de Bass, considerando a Pirâmide Carstensz na Nova Guiné como o ponto mais alto da Oceania. O canadense Patrick Morrow completou então a lista revisada por Messner em 1986, escalando também o Kosciuszko e completando as duas listas.

Até o final de 2011 apenas 231 pessoas haviam completado a lista de Messner. Há quem diga que escalar as segundas maiores montanhas de cada continente seja um feito ainda mais difícil, algo que só foi alcançado em janeiro de 2012 pelo italiano Hans Kammerlander.

Abaixo você pode ver, através de imagens de satélite, os sete cumes da lista de Messner, e ter um gostinho do que esses bravos montanhistas passaram para completar este feito.

Monte Everest (8848 m), entre o Nepal e o Tibete, Ásia

Monte Aconcágua (6962 m), na Argentina, América do Sul

Monte Kilimanjaro (5891 m), na Tanzânia, África

Monte Elbrus (5642 m), na Rússia, Europa

Monte McKinley (6194 m), nos EUA, América do Norte

Maciço Vinson (4892 m), na Antártica

Pirâmide Carstensz (4884 m), na Nova Guiné, Oceania

 

Leia também
Um passeio virtual pelas montanhas do planeta

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em betano desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
23 de fevereiro de 2024

Justiça Federal impõe mais de R$ 316 milhões em indenizações por desmatamento ilegal

Infrações ambientais foram identificadas pelo MPF por meio do Amazônia Protege, projeto que utiliza monitoramento por satélite para responsabilizar os atores dos desmatamentos ilegais

Notícias
23 de fevereiro de 2024

MPF no Acre arquiva denúncia da CPI das ONGs contra servidores do ICMBio

Servidores do órgão foram acusados de abusos contra moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre; para procurador, acusações são “genéricas e sem fato concreto”

Notícias
23 de fevereiro de 2024

Antas “avisam” pesquisadores sobre contaminação humana por agrotóxicos no MS

Além de agrotóxicos como glifosato, moradores do sudeste do estado também apresentaram altos índices de metais no corpo. Antas atuaram como sentinelas

Mais de betano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.