Salada Verde

Estadualização de parque nacional em MT pode ser votada esta semana no Senado

Proposta para abocanhar a gestão completa da reserva tramita em caráter terminativo na Comissão de Meio Ambiente

Aldem Bourscheit·
25 de setembro de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Um projeto de lei da senadora Margareth Buzetti (PSD/MT) que estadualiza o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser votado esta semana na Comissão de Meio Ambiente do Senado. Se for aprovado, irá direto para a Câmara dos Deputados, pois tramita de forma terminativa.

O texto tem relatório favorável do senador Mauro Carvalho Júnior (União/MT). Antes, a relatoria esteve por uma semana com a senadora Eliziane Gama (PSD/MA). Margareth Buzetti é suplente do senador Carlos Fávaro (PSD/MT), hoje ministro da Agricultura. 

A proposta no Senado pretende retirar do governo federal a gestão completa da unidade de conservação, não só o manejo do turismo. Fontes mato-grossenses avaliam que a medida pode abrir alas à mineração, loteamentos, e asfaltamento de estradas no entorno e interior do parque.

Mato Grosso tem um currículo de ações contra áreas protegidas. Em 2023, foi suspenso o trâmite de uma emenda à Constituição Estadual que limitava a criação de reservas ambientais. Ano passado, foi tentado encolher o Parque Estadual do Cristalino II. Ainda em 2022, um projeto queria dar cabo do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, que este ano arde em chamas.

Em 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que extinguir e mudar os limites de unidades de conservação federais depende de projetos de lei aprovados no Congresso Nacional.

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista cobrindo histórias sobre Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Selvagem, Ciência, Comunidades Indígenas e ...

Leia também

Salada Verde
28 de julho de 2021

Governador do Mato Grosso pede a Bolsonaro que “estadualize” Chapada dos Guimarães

Durante reunião com o presidente, o governador Mauro Mendes pediu a estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães para que estado possa "fomentar o turismo"

Reportagens
7 de fevereiro de 2023

Governador de Mato Grosso quer apoio de Lula para estadualizar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Mauro Mendes iniciou ofensiva junto ao Planalto por apoio político; estadualização enfraquece a gestão da unidade, diz deputado

Notícias
5 de junho de 2018

Projeto quer transformar Chapada dos Guimarães em parque estadual

Audiência pública para debater o repasse da gestão da unidade de conservação está marcada para o dia 18. Proposta tem poucas chances de prosperar

Mais de betano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.