Salada Verde

Michel Prieur passa a integrar Observatório da Governança Ambiental do Brasil

Uma das mais importantes referências em Direito Ambiental no mundo, especialista integrará organização que busca influenciar políticas públicas em meio ambiente

Gabriel Tussini·
31 de agosto de 2022·2 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O ambientalista francês Michel Prieur foi confirmado, nesta terça (30), como o mais novo integrante do Observatório da Governança Ambiental do Brasil (OGAM). Professor emérito de Direito da Universidade de Limoges, na França, e presidente do Centro Internacional de Direito Comparado do Meio Ambiente (CIDCE), ele será membro honorário da organização brasileira.

Carlos Bocuhy, presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, que organiza o OGAM, classificou Prieur como “pai do direito ambiental internacional”. Segundo ele, a experiência acumulada ao longo dos 81 anos de vida do francês será “um ganho muito importante”. Já Prieur afirmou que “será um grande prazer fazer parte do Observatório” e que procurará ser útil.

O Observatório da Governança Ambiental do Brasil é uma entidade lançada no início do mês de agosto com o objetivo de influenciar as decisões e aprimorar as políticas ambientais no país. O grupo é formado por mais de 40 especialistas na área, agora reforçados por Michel Prieur.

Outros integrantes ilustres são: a ex-subprocuradora da República Deborah Duprat; o ex-gerente da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) José Augusto Galvão; o ex-ministros do Meio Ambiente José Carlos Carvalho; o ex-embaixador da Bolívia na ONU Pablo Solon e o ex-senador argentino Pedro Del Piero.

Segundo Bocuhy, um dos objetivos do OGAM é reestruturar e aprimorar o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), que, “além de ter sido desmontado na gestão do atual governo, precisa ser atualizado ao momento atual dos desafios ambientais, diante das mudanças climáticas”.

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em betano e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Salada Verde
3 de agosto de 2022

Especialistas lançam o Observatório da Governança Ambiental do Brasil

Evento virtual nesta quinta-feira discute alternativas para aprimorar a política ambiental do País

Colunas
17 de setembro de 2020

De A CIVIL ACTION a DARK WATER: 25 anos de história da Advocacia Ambiental sob a ótica do cinema

O filme de Todd Haynes representa tão bem o Direito Ambiental neste final da década de 2010 quanto o de Steven Zaillian o representou nos primeiros anos dos anos 1990

Colunas
15 de maio de 2018

O fim do fato consumado no Direito Ambiental Brasileiro

Superior Tribunal de Justiça aprova Súmula 613, afastando possibilidade de perpetuação de situações de ilegalidade na área ambiental

Mais de betano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.